Faculdade

Notícias

Concurso para a Atribuição de uma Bolsa BI Mestre - Projeto “DM4You”

19-01-2024

NOVA FCT

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA

Bolsa BI Mestre – 1 vaga

19 de Fevereiro de 2024

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa BI Mestre no âmbito do projeto “DM4You - Potencial da Dieta Mediterrânica no aumento da qualidade de vida - + saúde + sustentabilidade”, (PRR-C05-i03-I-000152-LA1.3), financiado através do programa operacional do Plano de Recuperação e Resiliência, fundo de financiamento NextGeneration EU, nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências Biológicas

Requisitos de admissão:

• Possuir grau de Mestre na área de Biologia, Bioquímica ou áreas similares.
• É necessário o candidato ter domínio falado e escrito da língua inglesa.
• É fator preferencial ter experiência laboratorial na área das Ciências Biomoleculares.
• É fator preferencial ter experiência em extração, fracionamento e análise de proteínas.

 

Conforme o Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT nº950/2019 de 16 de dezembro de 2019, artigo 3º e 6º, o candidato selecionado a BI (Bolsas de Investigação) deve cumprir como condição para a atribuição da bolsa, a inserção efetiva em ciclos de estudos conducentes à atribuição de graus académicos ou em cursos não conferentes de grau académico. Os cursos não conferentes de grau académico correspondem aos cursos previstos na alínea e) do nº 3 do artigo 4º do Decreto-Lei nº74/2006 de 24 de março e deverão ser desenvolvidos numa instituição de ensino superior em associação a pelo menos uma unidade de I&D, incluindo-se o plano do curso numa ou em várias áreas de investigação da unidade.

Plano de trabalhos:

Pretende-se avaliar os efeitos da dieta mediterrânica no proteoma do plasma sanguíneo quer em termos quantitativos quer em termos qualitativos. A abordagem proteómica vai permitir a avaliação de proteínas reconhecidamente envolvidas no envelhecimento celular, bem como a revelação de outras proteínas cujo envolvimento neste processo seja ainda desconhecido.
A abordagem metodológica vai basear-se na extração, fracionamento e enriquecimento de proteínas do plasma e posterior análise por LC-MS/MS. O trabalho envolve ainda a análise estatística e bioinformática dos perfis proteicos obtidos.

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a FCT Nova e o bolseiro conforme minuta former.fct.pt/apoios/Minuta_Contrato_Bolsa.docx, nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 123/2019 de 28 de agosto) e das Normas para Atribuição e Gestão de Bolsas no âmbito de Projetos de I&D, incluindo projetos de infraestruturas, do programa de financiamento plurianual de unidades de I&D e de outros instrumentos de financiamento da FC - Versão 2021 (aplicável a partir de 7 de junho de 2021, www.fct.pt/wp-content/uploads/2022/03/Normas_de_Atribuicao_de_Bolsas_2021.pdf) e demais normas aplicáveis.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Ciências da Vida da NOVA-FCT, UCIBIO, sob a orientação científica do Professora Doutora Carla Pinheiro.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Abril de 2024. O contrato de bolsa poderá ser renovado até (ex.) ao máximo de 16 meses ou até ao final da dotação orçamental do projeto de financiamento.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €1259,64, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/wp-content/uploads/2024/02/Tabela-de-Valores-SMM_atualizacao-2024.pdf), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de transferência bancária. Caso o bolseiro queira, haverá lugar ao pagamento do seguro social voluntário.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular, entrevista e carta de motivação, com a respetiva valoração de 50% para a avaliação curricular, 40% para a entrevista e 10% para a carta de motivação. Os critérios indicados serão avaliados numa escala de 0 a 100%. O Júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa no caso de não se apresentarem a concurso candidatos com o perfil adequado.
Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Prof. Doutor Carla Pinheiro
1º Vogal – Prof. Doutora Rita Sobral
2º Vogal – Prof. Doutora Graça P. Carvalho
1º Suplente – Prof. Doutor João Almeida
2º Suplente – Doutora Isabel Duarte

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos não admitidos serão notificados no dia de reunião do Júri. Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Ciências da Vida e nos sites https://www.dcv.fct.unl.pt/noticias; https://ucibio.pt/announcement-bm-fellowship-2024. Através de correio eletrónico será facultado a todos os candidatos admitidos a concurso:

- Lista de ordenação e classificação dos candidatos;
- Ata Nº1 (ata para determinar os requisitos de admissão e critérios de seleção);
- Ata Nº 2 (ata de seleção e classificação de todos os candidatos).

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.
Após comunicação da lista provisória dos resultados da avaliação, os candidatos dispõem de um período de 10 dias úteis para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência prévia de interessados.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20 de Fevereiro a 06 de Março de 2024 e os resultados da seleção serão publicados até 18 de Março de 2023.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, por email e em documento único em formato PDF. O documento deverá incluir:

i) Carta de motivação com referência do concurso;
ii) Curriculum vitae detalhado (incluindo endereço de email e contacto telefónico);
iii) Documentos comprovativos dos graus académicos obtidos e sua classificação e outros documentos comprovativos considerados relevantes;
iv) Carta(s) de referência e contactos (mínimo 1);
iv) Declaração atualizada comprovativa da situação profissional do(a) candidato(a), com indicação da natureza do vínculo, funções e carga horária letiva em média anual, se aplicável, podendo substituí-la por declaração sob compromisso de honra, caso não exerça qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços;
v) Declaração de honra atestando o compromisso de inscrição num doutoramento ou num curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, caso seja selecionado para atribuição de bolsa e aceite a atribuição da mesma.

São excluídos da admissão ao concurso os candidatos que formalizem incorretamente a sua candidatura. Assiste ao Júri a Faculdade exigir a qualquer candidato/candidata, em caso de dúvida, a apresentação dos documentos comprovativos das suas declarações.
Para efeitos de candidatura os comprovativos podem ser substituídos por declaração de honra do candidato, mas a não demonstração, em fase de contratualização, da posse do grau exigido à data limite da candidatura, implicam a anulação da avaliação do candidato.

Os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição Portuguesa de acordo com o Decreto-lei nº. 66/2018, de 16 de agosto e a Portaria nº. 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é obrigatória no ato da candidatura.

Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374

 

As candidaturas deverão ser remetidas em documento único em formato PDF por e-mail, indicando a referência deste edital no assunto e o nome do projeto “DM4You”, para:

 

Prof. Doutora Carla Pinheiro
Departamento de Ciências da Vida da FCT NOVA
e-mail: cm.pinheiro@fct.unl.pt

 

Funding Logos